A Psicopedagogia estuda e facilita a aprendizagem humana em diversas fases da vida.
Desde que nascemos estamos em constante processo de aprendizagem. Aprendemos a mastigar e engolir alimentos, a andar sem apoio, a nos comunicarmos por palavras e não mais por choros ou sons sem sentido. Durante o período escolar são diversos os conhecimentos adquiridos e durante toda a vida profissional continuamos a aprender coisas novas.
A maneira como assimilamos e construímos conhecimentos em todas essas fases da vida é o principal objeto de estudo da Psicopedagogia. Esta ciência alia conhecimentos de Psicologia, Neurologia, Psicolinguística, Antropologia e Educação para entender como os indivíduos processam as informações e as transformam em um conhecimento adquirido.
O propósito dos profissionais que se especializam em Psicopedagogia é identificar as dificuldades ou distúrbios de aprendizagem humana e elaborar ações de correção ou prevenção destes transtornos para facilitar o processo de aprendizagem.
Um psicopedagogo estuda as causas da dificuldade no aprendizado, que podem ser:
Emocionais
Sociais;
Mentais;
Físicas;
Após avaliar os problemas de aprendizagem, o psicopedagogo elabora e realiza ações de tratamento destes distúrbios. Conforme a necessidade do paciente, o tratamento pode envolver pessoas próximas (familiares, professores ou até mesmo chefes) e também outros profissionais, como fonoaudiólogos e psiquiatras.